Avaliação in loco 21 de Fevereiro de 2019

Avaliadores do BASis especializados nos instrumentos anteriores a 2018 terão nova capacitação

Cerca de 600 integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) foram convocados para compor as novas salas de capacitação montadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Plataforma Moodle. A capacitação tem início nesta quinta-feira, 21 de fevereiro. A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) promoverá, inicialmente, cinco salas de capacitação direcionadas à primeira turma do BASis, que é composta por integrantes vinculados aos instrumentos de avaliação anteriores à 2018.

Os avaliadores não convocados para as cinco primeiras turmas devem aguardar as próximas salas de capacitação. Todos os integrantes do BASis passarão por uma capacitação específica, na modalidade de educação a distância (EAD), ainda no primeiro semestre de 2019. A capacitação foi elaborada pela equipe pedagógica da Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Educação Superior (CGACGIES).

As portarias nº 1.382 e nº 1.383, de 31 de outubro de 2017, atualizaram os Instrumentos de Avaliação in loco da Educação Superior. Os avaliadores que já compunham o BASIs antes das reformulações dos instrumentos tiveram a tarefa de prosseguir com as avaliações nos instrumentos anteriores. Agora, eles serão capacitados para atuar com os novos instrumentos.

Avaliação in loco – Prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Avaliação in loco tem como finalidade verificar a qualidade das condições de oferta de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação. A Avaliação in loco constitui um referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior brasileira.