Enem 05 de Abril de 2016

Instituições são convidadas para se cadastrar em banco de itens

Instituições públicas federais de educação básica e superior interessadas em contribuir para a elaboração e revisão de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem se cadastrar de 2 a 31 de maio, no sistema do Banco Nacional de Itens (BNI). O convite está sendo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de edital de chamada pública.

Entre os objetivos da chamada pública está a ampliação do número de itens, observando a qualidade técnica, pedagógica e psicométrica necessárias para exames de avaliação em larga escala. Além de permitir a montagem de testes capazes de avaliar com precisão a proficiência dos estudantes.

A demanda de questões será orientada continuamente de acordo com as necessidades do BNI e a disponibilidade das instituições, considerando as habilidades e competências das matrizes do Enem. Caberá à instituição o recrutamento de docentes para o processo de elaboração de itens, obedecendo rigorosamente os perfis definidos pelo Inep em edital.

Durante o registro, é necessário que a instituição indique em qual área de conhecimento se propõe a elaborar e revisar itens, dentro do escopo abordado pelo Enem. São elas: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias.

>>Acesse a página do Inep para inscrição 

>>Confira o edital da chamada pública

Assessoria de Comunicação Social