Ações internacionais 03 de Maio de 2006

Educação Pública, Inclusão e Direitos Humanos são os eixos do FME Temático de Buenos Aires

Entre os dias 04 e 06 de maio, o Fórum Mundial de Educação Temático de Buenos Aires reúne educadores de toda a América Latina no Centro de Exposições da capital argentina, para discutirem a Educação como direito humano. A proposta do evento em Buenos Aires é constituir redes para além do evento, incentivando a mobilização dos educadores.

Participam da mesa de abertura várias personalidades engajadas na luta pela educação pública de qualidade social como Estela de Carlotto, das "Avós da Praça de Maio"; Hugo Yasky, da Confederação dos Trabalhadores em Educação da República Argentina (CTera); Eduardo Murúa, do Movimento Nacional de Empresas Recuperadas (MNER); Alberto Sileoni, do Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires e Emir Sader, do Laboratório de Políticas Públicas, do Brasil.

As mesas temáticas reúnem debatedores para falar sobre os seguintes temas: "A Educação como Direito Social", "Políticas Públicas para a Inclusão Educativa", "Jovens: O direito de ter direitos", "Educação Pública e Popular" e "Educação e Trabalho". Todas as organizações sociais, acadêmicas, comunitárias e governamentais comprometidas com a educação pública, popular e gratuita são convidadas a participar do fórum, de forma aberta e permanente.

O representante da Secretaria Executiva do FME, Pablo Gentili, afirma que um dos principais objetivos dos fóruns temáticos é incentivar o processo de mobilização permanente. "É um momento no qual pretendemos mostrar o que está acontecendo de bom na educação. O sentido do fórum é dizer que há alternativas e uma nova educação é possível a partir de novas experiências que estão em curso", destaca.

Desde a primeira edição, realizada em Porto Alegre, em janeiro de 2001, o Fórum Mundial de Educação constituiu-se numa uma rede permanente de mobilização mundial, formada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil em articulação com outros fóruns de lutas, estruturado a partir de dois órgãos principais: o Conselho Internacional (CI) e o Comitê Organizador (CO).

Clique aqui para ver a programação completa do Fórum Mundial de Educação Temático de Buenos Aires.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563