Ações internacionais 12 de Setembro de 2019

Finalizada reunião da Rana no Inep; próximo encontro será no Paraguai

Encerrada, nesta quinta-feira, 12 de setembro, a reunião da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana) do Setor Educacional do Mercosul (SEM). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sediou o encontro que reuniu representantes das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. O Inep é o responsável brasileiro pela acreditação de cursos.

Durante dois dias, os integrantes da Rana discutiram temas relativos à garantia pública dos níveis acadêmico e científico dos cursos de graduação da região, definidos por critérios elaborados por comissões consultivas. No encontro, os representantes informaram quais cursos foram acreditados em seus respectivos países, totalizando 33 novos cursos.

Arcu-Sul – Os integrantes da Rana trataram do desenvolvimento do novo portal do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Entre outros assuntos, foi proposto um programa da formação de pares a distância, que seria uma alternativa à realização das capacitações regionais presenciais, e a atualização do Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe). Atualmente, são 900 especialistas registrados na plataforma eletrônica.

Acreditação – A acreditação é a consequência do processo avaliativo pelo qual os Estados associados reconhecem a qualidade acadêmica dos títulos de graduação concedidos pelas instituições de educação superior que integram o sistema. O acordo prevê que o processo de reconhecimento das graduações deve obedecer à legislação nacional dos países e que a adesão, por parte das instituições de educação superior, é voluntária.

Trâmite simplificado – Os estudantes formados em cursos reconhecidos pelo Arcu-Sul contam com uma tramitação simplificada dos documentos para revalidação do diploma nos países participantes. Os cursos abrangidos pelo sistema são agronomia, arquitetura, enfermagem, engenharia, veterinária, medicina, odontologia, farmácia, geologia e economia. Até 2019, passaram pelo processo de acreditação 354 cursos, 90 deles no Brasil.

Rana – A rede é responsável pela gestão do Sistema Arcu-Sul, que é um mecanismo permanente de acreditação regional, cujo objetivo é dar garantia pública na região dos níveis acadêmico e científico dos cursos, definidos por critérios regionais elaborados por comissões consultivas. Esse mecanismo respeita as legislações nacionais, e a adesão por parte das instituições de educação superior é voluntária.

2020 - As reuniões da Rana são realizadas sempre no país que ocupa a presidência pro tempore do Mercosul, que, neste semestre, é o Brasil. O próximo encontro será realizado em Assunção, capital do Paraguai, no primeiro semestre de 2020.

Acesse a página Arcu-Sul

Conheça exames e avaliações do Inep