Censo Escolar Censo da educação superior 19 de Janeiro de 2004

Inep amplia coleta de dados sobre programas de extensão

Para verificar como as instituições de educação superior estão envolvidas com a vida das comunidades que habitam no seu entorno, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) começa a coletar hoje, 20, informações detalhadas sobre as atividades da extensão universitária. Um módulo foi criado dentro do Censo da Educação Superior, especialmente para colher dados sobre programas, projetos, cursos presenciais e a distância, eventos, prestação de serviços e produtos acadêmicos. As perguntas devem ser respondidas por todas as instituições que oferecem extensão.

Diferente dos anos anteriores, quando o Censo da Educação Superior coletava informações apenas sobre o número de cursos de extensão, alunos e pessoas envolvidas, para o levantamento relativo a 2003, o Inep construiu um questionário que permite à instituição informar todas as iniciativas, os públicos atendidos, os docentes e alunos envolvidos.

Os dados serão coletados por áreas de conhecimento: ciências, engenharias, lingüística, letras e artes. O questionário pede, ainda, informações sobre 51 linhas de ação, entre elas, atenção à terceira idade, educação ambiental, organizações populares, trabalho infantil, educação profissional, uso e dependência de drogas. O questionário pode ser acessado pelas instituições no endereço www.ensinosuperior.inep.gov.br.

Assessoria de Comunicação do Inep