04 de Junho de 2002

Principais informações sobre o Provão 2002

Notícias do Provão

Saiba o que os participantes devem levar no próximo domingo e veja, também, a relação com os locais de realização do exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) divulgou no dia 04 de junho uma série de informações úteis aos alunos que irão fazer o Exame Nacional de Cursos, o Provão, no próximo domingo, dia 9. Os participantes deverão estar atentos aos horários e aos dados que constam no Cartão de Informação do Graduando, como o local de prova e o material de uso permitido durante a prova.

Este ano, cerca de 400 mil alunos estarão participando do Exame que avaliará a qualidade de mais de 5 mil cursos de 24 áreas: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.

Dia da prova - 9 de junho

Horário - Às 13h (horário de Brasília). Neste exato horário os portões serão fechados e os retardatários não poderão mais entrar no local de prova. O Exame se encerra às 17h. 

Chegada - O participante deverá chegar ao local de prova até as 12h15, ou seja, com no mínimo 45 minutos de antecedência.

Permanência na sala de prova - O participante deverá permanecer na sala de prova por no mínimo 1 hora e 30 minutos, portanto. Só poderá deixar o local do exame a partir das 14h30. Após este horário, ele poderá levar o caderno de questões da prova.

O que é preciso levar - Folha de respostas do questionário-pesquisa devidamente preenchida, Cartão de Informação do Graduando (CIG), documento de identidade, caneta esferográfica preta, lápis grafite nº 2 e borracha.

O que é permitido - Somente para os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Farmácia, Matemática, Medicina Veterinária será permitido o uso de calculadora científica.

Para os graduandos de Direito será permitida a consulta da legislação e de literatura impressa. Mas, para esse caso, não será autorizado o empréstimo de material durante a prova.

É recomendável - Levar água, suco ou fruta e visitar o local de prova no dia anterior para se familiarizar com o melhor trajeto e se prevenir quanto a possíveis dificuldades do trânsito.

Local de prova - O participante do Provão recebeu, em sua casa, o CIG com a indicação do local onde fará a prova.

Perda ou não recebimento do CIG - O estudante inscrito que perder ou que, por algum motivo, não receber o seu CIG, deverá verificar o seu local de prova na coordenação do seu curso, via Internet ou pelo telefone 0800616161. No dia do Exame, basta comparecer portando documento de identidade. É recomendável, nesse caso, que o estudante chegue ao local de prova por volta das 12h.

Questionário-pesquisa - Todo participante deve responder ao questionário-pesquisa que foi enviado junto com o cartão de inscrição. A ficha de respostas do questionário deverá ser entregue, preenchida, no dia do Exame ao fiscal responsável pela sala de prova. 

Correções cadastrais - As eventuais correções nos dados cadastrais do participante devem ser feitas em formulário apropriado, recebido junto com o questionário-pesquisa e o CIG. Após preenchido, o formulário deve ser entregue ao fiscal no dia do Exame. Os que não receberem o formulário poderão solicitá-lo no dia do Exame.

O que é avaliado - O exame avalia os cursos de graduação por meio da aferição de competências e conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso.

Obrigatoriedade - A participação no Provão é obrigatória por lei para que o estudante obtenha o seu diploma.

Recebimento das notas - O graduando deve assinalar na ficha de respostas do questionário-pesquisa do Provão se deseja receber o boletim com o seu resultado individual. O boletim, que será enviado em dezembro, traz o desempenho individual do graduando, que é sigiloso, comparado com a média nacional, da região, do estado e da instituição. Ele será enviado para o endereço do aluno.

Resultados - Além do boletim do participante, o Inep produz dois relatórios com os resultados do Provão. O relatório-síntese, que é divulgado para a sociedade, e o relatório do curso, enviado a todas as instituições de ensino que participam da avaliação.

Assessoria de Comunicação do Inep