Enem 17 de Maio de 2007

Informação sobre a prova é o conteúdo mais procurado pelo internauta

Informação sobre a prova é o conteúdo mais procurado pelo internauta

Dos mais de 10 mil votos que a enquete da nova página do Enem (www.enem.inep.gov.br) recebeu até agora, 70% referem-se a dicas sobre a prova. Este é o conteúdo mais procurado pelos internautas, conforme indica o levantamento.

Uma das principais habilidades cobradas na prova do Enem é a capacidade de interpretação dos textos e de contextualização dessas informações em relação aos diferentes aspectos da sociedade. Para isso, uma dica importante é o participante estar atualizado quanto aos acontecimentos locais e mundiais. A leitura de jornais e revistas, portanto, é essencial.

A prova do Enem é composta por 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem as várias áreas de conhecimento relativas ao ensino médio, e uma redação. Esta deve ser em forma de texto do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é relacionado à sociedade, ciências, cultura ou política. O tempo de duração da prova é de 5 horas incluindo a redação. Assim, o recomendado é que não se ultrapasse o período de uma hora e meia para elaborá-la. A identificação do participante na redação deve ser feita somente no local indicado – caso ele assine seu nome em outro local ou escreva algo que possa identificá-lo ele terá a sua redação zerada.

Para cada uma das questões são apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E). Apenas uma delas responde adequadamente ao quesito proposto. A marcação de mais de uma alternativa anula a questão. É sugerido ao participante que ele reserve os trinta minutos finais para marcar o seu CARTÃO-RESPOSTA.

Outra dica é com relação à pontualidade. Deve-se evita atrasos no dia da prova. Os portões de acesso aos locais do exame em todo o Brasil serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h55 (horário de Brasília). Depois disso não será permitida a entrada no local. Talvez seja interessante, então, sair de casa mais cedo para chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Finalmente, no dia da prova, o participante deverá levar: original do documento de identificação que informou na ficha de inscrição (sem ele o inscrito não poderá fazer a prova); cartão de confirmação de inscrição; folha de respostas do questionário socioeconômico; caneta esferográfica de tinta preta; lápis preto nº 2 e borracha. O participante que não tiver recebido o cartão de confirmação de inscrição pode apresentar o comprovante de entrega da ficha de inscrição no lugar.

Clique aqui para fazer o d

ownload

da Cartilha do Enem 2007.

Endereços relacionados:

Assessoria de Imprensa do Inep