31 de Dezembro de 2009

Inep

Inep facilita acesso a indicadores educacionais

Público poderá consultar na Internet os principais dados, como número de matrículas e taxas de rendimento escolar, das redes públicas e privadas do País, regiões e estados

Agora ficou mais fácil ao público em geral consultar os principais dados da Educação brasileira. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) colocou na Internet um link com uma série de indicadores dos mais recentes levantamentos estatísticos.

No endereço http://www.inep.gov.br/estatisticas/numeros/ o usuário terá acesso ao número de alunos e escolas nos diferentes níveis de ensino das redes públicas e privadas. Poderá também saber a quantidade e o grau de formação dos professores. Essas informações, coletadas pelo Censo Escolar de 2000, estão disponíveis, separadamente, por regiões e estados, além dos dados gerais do País.

Há também dados sobre a infra-estrutura das escolas. Nessa parte do trabalho, foi publicado o percentual de alunos que freqüentam estabelecimentos de ensino com abastecimento de água, energia elétrica, biblioteca, laboratório de Ciências e quadra de esportes.

Taxas - No site ainda poderá ser encontrada a taxa de analfabetismo por faixa etária, rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono), transição (promoção, repetência e evasão) e distorção idade-série, que mede o atraso escolar dos estudantes. Há também o índice de atendimento de alunos. Esse indicador mostra que 97% das crianças de 7 a 14 anos e 84,5% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão na escola.

        No trabalho realizado pela equipe de estatísticos do Inep constam ainda os indicadores de produtividade (tempo médio esperado de permanência na escola, número médio esperado de séries concluídas e taxa esperada de conclusão) e os principais números da Educação Superior. Também está disponível o gasto público em Educação.