Enem 17 de Maio de 2019

Inscrições para o Enem 2019 terminam às 23h59 desta sexta-feira, 17 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2019, terminam nesta sexta-feira, 17 de maio. Os interessados em fazer o exame têm até as 23h59, pelo horário de Brasília, para se inscreverem, exclusivamente pela página do participante. O mesmo prazo serve também para os participantes fazerem mudanças nos dados registrados na inscrição. Podem ser alterados apenas dados de contatos, município escolhido para fazer as provas, a opção de língua estrangeira e os atendimentos e recursos.

Também termina nesta sexta-feira o período para solicitação de atendimento específico e especializado, e para auxílios de acessibilidade durante a prova. Todos os interessados em fazer o Enem precisam se inscrever, mesmo aqueles que obtiveram o direito à gratuidade. Para os demais, a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até 23 de maio. As provas do exame serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

As inscrições do Enem são exclusivamente pela página do participante, na internet. Este ano elas são feitas em um sistema inovador, mais interativo e personalizado. As informações são solicitadas por meio de um atendente virtual, em um formato similar a um chat. Os personagens da Galera do Enem comandam a inscrição e apresentam as perguntas de acordo com a resposta do participante.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições.

O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Inscreva-se pela página do participante