Publicações 16 de Setembro de 2019

Valorização docente e Celpe-Bras entre os artigos inéditos da RBEP e Em Aberto

Foram publicadas as edições mais recentes das revistas científicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), número 255, traz 12 artigos de pesquisadores do país. Entre os temas abordados, estão o impacto da infraestrutura escolar no processo educativo, a formação de professores e as condições do trabalho docente.

O desafio das avaliações em língua portuguesa e o fortalecimento do idioma são os temas tratados pela edição 104 da revista Em Aberto. A publicação, organizada pelo servidor do Inep, Elysio Soares Santos Júnior e pelo professor da UFMG, Leandro Rodrigues Alves Diniz, traz uma entrevista com a professora Matilde Scaramucci da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame, aplicado pelo Inep desde 2009, é o único oficial para avaliar a proficiência em nossa língua.

As revistas têm versões eletrônica e impressa, que estarão disponíveis a partir de dezembro.

RBEP – A RBEP completou 75 anos em 2019 e, em outubro, serão apresentados o selo e o carimbo comemorativo da revista, em uma parceria com os Correios. No meio científico, o periódico conquistou grande prestígio e está entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”.

Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. A revista publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas em suas cinco seções: Enfoque, Pontos de vista, Espaço aberto, Resenhas e Bibliografia comentada.

Confira a edição 255 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Acesse a Em Aberto, número 104

Conheça as publicações do Inep