Institucional 20 de Maio de 2020

CNE presta homenagem a diretor do Inep por serviços à educação brasileira

Reconhecer os relevantes serviços prestados em prol da melhoria da educação brasileira foi o que motivou uma sessão solene, realizada na tarde desta terça-feira, 19 de maio, por meio de videoconferência, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O presidente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, participou do evento e o diretor de Estatísticas Educacionais (Deed), Carlos Eduardo Moreno, foi um dos homenageados. A sessão também contou com a presença de familiares, colegas de trabalho e autoridades do Ministério da Educação (MEC).

O professor Ruben Klein, um dos mais renomados especialistas brasileiros em matemática e estatística, foi o convidado, pelo CNE, para apresentar a trajetória de Moreno e emocionou o servidor com histórias a respeito dos 30 anos de participação em momentos transformadores da educação no Brasil.

Carlos Eduardo Moreno está à frente da diretoria desde 2010. Graduado em estatística, mestre em estatística e métodos quantitativos, pela Universidade de Brasília, e doutorando em educação, Moreno é servidor de carreira do Inep há 35 anos. O diretor se destaca por sua atuação nas pesquisas estatísticas e na construção de indicadores educacionais, além da produção de estudos voltados para a análise da educação brasileira. Estão sob a liderança do servidor o Censo Escolar, maior levantamento de dados estatísticos da educação básica no país; e o Censo da Educação Superior, instrumento de pesquisa mais completo do ensino superior. Os censos educacionais produzidos pelo Inep são instrumentos imprescindíveis para o desenho das políticas educacionais no Brasil.

A cerimônia solene foi a primeira a ser realizada com o objetivo de homenagear e prestigiar servidores. Além do diretor Moreno, Vitória Dione de Carvalho, que atua como assessora técnica do CNE, também recebeu as homenagens pelos seus 42 anos de serviço público.