Ações internacionais Manchete 18 de Novembro de 2019

Inep estreita relações com UAL, instituição portuguesa que aceita notas do Enem

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, se reuniu nesta segunda-feira, 18 de novembro, com o reitor da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), professor dr. José Amado da Silva. A UAL está entre as 42 instituições portuguesas que adotam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso no ensino superior.

O encontro estreita as relações interinstitucionais do Inep, como explica Alexandre Lopes. “Difundir o nosso exame (Enem) permite um trânsito maior de estudantes entre Brasil e Portugal”. O presidente do Inep acrescentou que já foram iniciadas as tratativas para que os convênios sejam firmados também com instituições de ensino superior da Espanha.

O convênio entre o Inep e a UAL foi firmado em 5 de junho deste ano. O reitor José Amado informou que a instituição conta com quatro mil estudantes, de 34 nacionalidades. “Os brasileiros, que já representam centenas de alunos no mestrado e no doutorado da universidade, contribuem para a diversidade cultural na instituição”, ressaltou. Ele lembrou, ainda, que o ano letivo na universidade começa em outubro e que, portanto, o período ideal para os interessados procurarem informações sobre a forma de ingresso é entre os meses de junho e setembro. Atualmente, a Universidade Autônoma de Lisboa oferece 14 cursos de graduação.

O compromisso na UAL faz parte da agenda na visita de Alexandre Lopes a Portugal. Além de participar da Conferência Internacional Iberoamericana: uma comunidade de línguas pluricêntricas, que ocorre nesta semana, estão previstos encontros para firmar novos convênios interinstitucionais para o Enem Portugal.

Enem Portugal - O programa do Inep, que completou cinco anos em maio de 2019, tornou-se possível com uma mudança na legislação portuguesa. O Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, regulamentou o estatuto do estudante internacional no país europeu. Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais.

Acesse a Página do Participante do Enem

Saiba mais sobre o Enem Portugal

Veja outras informações do Enem