Saeb 30 de Setembro de 2019

Inep capacita coordenadores estaduais para a aplicação das provas, em outubro

Teve início, nesta segunda-feira, 30 de setembro, a série de capacitações dos coordenadores que atuarão na aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Nesta primeira etapa, 54 representantes dos estados brasileiros foram treinados durante uma intensa programação de discussões, apresentações, conhecimento teórico, prático e logístico da avaliação. O encontro ocorreu no Rio de Janeiro (RJ).

As capacitações são promovidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Fundação Cesgranrio, consórcio aplicador do Saeb em 2019. O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Alfredo Murillo Gameiro de Souza, explica a importância desses treinamentos. “Os encontros regionais para a capacitação são estratégicos para garantir a qualidade e a segurança da avaliação”, ressalta.

A primeira fase compreendeu a montagem da aplicação do Saeb, que, neste ano, ocorrerá de 21 de outubro a 1º de novembro. A próxima etapa será a capacitação dos coordenadores dos polos de aplicação, nos dias 5, 6, 12 e 13 de outubro, em todas as capitais brasileiras.

As provas do Saeb serão aplicadas para 7 milhões de estudantes brasileiros do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado. Mais de 247 mil turmas irão receber questionários socioeconômicos junto com o exame. Os diretores de escolas já receberam o link com o acesso às perguntas para o levantamento do perfil e da experiência dos gestores escolares, as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura do estabelecimento de ensino.

Saeb – O Saeb permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis estatais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação, baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

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