Ações internacionais 25 de Março de 2019

Inep participa de reunião da Talis, na Alemanha, para análise de dados sobre ensino e aprendizagem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representa o Brasil no workshop sobre análise de dados dos bancos de dados internacionais da Talis 2018 e Talis Starting Strong Survey 2018. O workshop é realizado de 25 a 28 de março, em Lüneburg (Alemanha), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por meio do Centro Internacional de Estudos Talis. O objetivo é preparar os responsáveis para a divulgação dos resultados nos países que participaram da última edição da pesquisa. O Inep é o parceiro da Organização no Brasil para a realização da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey.

O workshop visa informar e apoiar pesquisadores envolvidos na análise dos dados nacionais da Talis 2018 e Talis Starting Strong Survey 2018 para o desenvolvimento de relatórios. A programação inclui uma introdução à estrutura e ao uso do banco de dados internacional da Talis e Talis Starting Strong Survey International. Também será abordada a complexa metodologia de amostragem e escalas aplicada em ambos os estudos.

O Inep aplicou a terceira rodada da Talis 2018 no segundo semestre de 2017, junto aos demais países do hemisfério sul (incluindo o Brasil). A aplicação no hemisfério norte ocorreu no primeiro semestre de 2018. A divulgação dos primeiros resultados da pesquisa ocorrerá em junho de 2019, com a publicação do relatório internacional.

Talis – A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey), produz informações sobre as perspectivas dos professores e diretores no ambiente de ensino e aprendizagem, assim como informação contextual para os países participantes. A comparação de informações atualizadas e que levam em conta o ponto de vista dos profissionais atuantes no ensino fundamental e médio visa ajudar os países na revisão e definição de políticas para o aprimoramento da profissão docente. A pesquisa em larga escala aborda cinco aspectos principais: suporte escolar para eficácia do ensino; desenvolvimento dos professores na profissão; efetividade do ensino; atratividade da carreira docente; e a permanência de professores na carreira docente.