Ações internacionais 27 de Março de 2019

Inep participa de reunião preparatória para aplicação do Erce 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participou da 41ª Reunião de Coordenadores Nacionais do Laboratório Latinoamericano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), promovida pela Oficina Regional da Unesco para a América Latina e o Caribe (OREALC/Unesco Santiago), em 25 e 26 de março. Nesta quarta-feira, 27 de março, o Inep representa o Brasil no Seminário Internacional Avaliação e Currículo, quando a Unesco apresentará uma publicação inédita sobre análise curricular. O tema do seminário é “O que os alunos devem aprender no âmbito dos currículos nacionais da América Latina e do Caribe?”

Tanto o seminário, quanto a reunião, fazem parte da preparação para a aplicação da quarta edição do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce). O principal objetivo da reunião é o acompanhamento do plano de trabalho para a tomada de decisões estratégicas em relação à operacionalização do estudo durante o ano de 2019. As provas e questionários de fatores associados serão aplicados em 18 países da América Latina e Caribe a partir de maio. No Brasil, o Erce é responsabilidade do Inep. Durante a reunião também foram iniciadas as discussões para planejamento do próximo Estudo, a ser aplicado em 2023. A reunião e o seminário são realizados em Havana, Cuba.

O Erce 2019 produzirá evidências que permitirão avaliar o desempenho dos estudantes na região. Por meio de provas e questionários de fatores associados, serão produzidos dados que ajudarão a explicar as circunstâncias que afetam o aprendizado das crianças da América Latina e Caribe. Os estudos comparativos tomam como ponto de partida os resultados dos em provas de Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza, além de questionários. Os países que participarão do Erce 2019 são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Erce – O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) é uma avaliação educacional que tem como finalidade medir a qualidade da educação no ensino fundamental na América Latina e Caribe a partir de provas e questionários aplicados a uma amostra de estudantes. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação do Erce, do qual participa desde a primeira edição, em 1997. Anteriormente, e dependendo da edição, a avaliação era chamada de Perce, Serce e Terce. Os estudos são realizados de maneira escalonada, de modo a produzir dados cronologicamente comparáveis. O Erce é uma realização do Laboratório Latinoamericano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), da Oficina Regional da Unesco para a América Latina e o Caribe (OREALC/Unesco).