Ações internacionais 19 de Outubro de 2018

Inep representa Brasil em reuniões do Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais da OCDE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representa o Brasil em duas agendas do Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais (Ines), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esta semana, nos dias 17 e 18, em Tel Aviv, Israel, o Instituto participou da 20ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre o Mercado de Trabalho e Resultados Econômicos e Sociais da Educação, o Labour Market Economic and Social Outcomes of Learning (LSO). E na próxima semana, de 22 a 24 de outubro, em Paris, França, o Inep será o representante do Brasil na 22ª Reunião do Grupo de Trabalho do Ines, a Working Party. O Instituto será representado por Rachel Pereira Rabelo, pesquisadora-tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais da Diretoria de Estatísticas Educacionais.

A 20ª Reunião do LSO teve como objetivo avaliar o Educaction at a Glance (EaG) 2018. Também foram discutidas propostas de indicadores que serão trabalhados nas edições 2019 e 2020 da publicação que no Brasil é coordenada pelo Inep. As próximas edições terão foco na educação superior e na educação e formação profissional, respectivamente. Outro destaque foi a discussão sobre a mensuração das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030.

Na 22ª Reunião do Working Party serão discutidas as atividades planejadas para a coleta e publicação do EaG 2019 e do inquérito ad hoc sobre taxa de conclusão na educação superior. Na ocasião também serão apresentados os progressos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e discutidos os indicadores financeiros, o inquérito sobre bolsas e o apoio financeiro aos estudantes, a coleta dos dados sobre empréstimos estudantis líquidos e o projeto subnacional.

Ines – O Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais (Ines) é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que tem o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como um dos parceiros no Brasil. O objetivo do Ines é desenvolver um conjunto de indicadores educacionais relevantes para as políticas educacionais dos países membros da OCDE e dos países parceiros.