Ações internacionais 16 de Setembro de 2008

Inep representa o Brasil em reunião preparatória do PISA 2009

O Inep participará do encontro preparatório para a edição 2009 do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Mais de 60 países participam do programa, que é realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a cada três anos. A participação do Brasil, que se dá desde 2000, ocorre por intermédio do Inep.

A reunião ocorrerá de 28 de setembro a 3 de outubro, em Sidnei, na Austrália, país sede do consórcio internacional responsável pela aplicação do teste. Na oportunidade, os coordenadores nacionais do programa discutirão os questionários e os novos itens de Leitura que efetivamente serão aplicados aos alunos, com base nos resultados do pré-teste realizado este ano. Nesta edição, o foco do Pisa é em Leitura, sendo que também serão avaliados conhecimentos nas áreas de Ciências e Matemática.

O PISA avalia estudantes de 15 anos. Seu objetivo é produzir, nos mais de 60 países envolvidos, indicadores de desempenho estudantil voltados às políticas educacionais. E, também, fornecer orientações, incentivos e instrumentos para melhorar a efetividade da educação dos países participantes. Além disso, o teste possibilita aos países a comparação internacional dos desempenhos.

Uma novidade que será realizada na edição 2009 do Pisa, no Brasil, é a aplicação dos instrumentos a alunos que não representam a população-alvo do PISA, mas que estão cursando o primeiro ano do ensino médio, que é, no caso brasileiro, o ano modal da população-alvo.

Essa avaliação já foi testada e tem por finalidade avaliar até que ponto a defasagem idade/série afeta o desempenho dos alunos brasileiros nesta avaliação internacional.

Assessoria de Imprensa do Inep