Ações internacionais 09 de Outubro de 2007

Nova pesquisa internacional foca no ambiente de aprendizagem e nas condições dos professores

Conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) é a primeira de âmbito internacional cujo foco principal é o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores do ensino fundamental regular de 6º a 9º ano ou da 5ª a 8ª série. Os dados serão coletados no Brasil e em mais 23 países, de quatro continentes.

A aplicação da Talis está prevista para os países do hemisfério sul, incluindo o Brasil, em outubro e novembro deste ano. Nos países do hemisfério norte ela será realizada entre fevereiro e março de 2008. A publicação do relatório internacional contendo os dados da pesquisa está prevista para o final do primeiro semestre de 2009.

Para cada país, serão selecionados cerca de 200 escolas e 20 professores em cada escola. No caso do Brasil, a amostra abrangerá um universo de 400 escolas. Um grupo internacional de especialistas elaborou os questionários do professor e do diretor que serão utilizados para a coleta de dados. O tempo estimado para o preenchimento do questionário é de 45 minutos. As respostas dadas à pesquisa são totalmente confidenciais.

Participação do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encaminhou, em 6 de agosto deste ano, a todas as escolas da amostra, um ofício, em que informa a respeito da participação do Brasil na Pesquisa Talis e da inclusão da respectiva escola na amostra. No mesmo ofício, constam informações sobre os questionários e o período de aplicação da pesquisa. As respectivas Secretarias de Educação também foram oficializadas. O Inep está responsável pela confirmação da participação das escolas.

A aplicação da pesquisa, durante o mês de novembro de 2007, será feita por uma instituição a ser contratada pelo Inep, por processo licitatório. A análise dos dados internacionais permitirá que os países participantes identifiquem desafios similares e aprendam a partir da troca de experiências relacionadas às diferentes políticas públicas adotadas.

A Talis

No período de 27 de setembro a 5 de outubro de 2006 foi realizado o piloto dos questionários do professor e do diretor, em cinco países (Austrália, Brasil, Eslovênia, Portugal e Noruega). Os comentários e repostas dos professores e diretores que participaram desta etapa da pesquisa contribuíram para a elaboração da versão pré-teste, aplicada em todos os países que participam da pesquisa. Esses dados subsidiaram o preparo da versão final dos questionários.

A Talis oferece aos professores e diretores a oportunidade de contribuírem para a análise da educação e o desenvolvimento de políticas educacionais relacionadas às questões da pesquisa. Professores e diretores de escola oferecerão contribuições quanto a participação em desenvolvimento profissional; suas crenças e práticas de ensino, a apreciação do trabalho dos professores, o feedback (retorno) e o reconhecimento sobre seu trabalho; assim como várias outras questões acerca de liderança e gestão escolar e infra-estrutura da escola. Essas informações vão propiciar uma melhor percepção de como as escolas tratam essas questões e vão permitir que os profissionais de educação e os formuladores de políticas tenham um melhor entendimento das áreas que necessitam de intervenção e suporte adicional.

Assessoria de Imprensa do Inep