Censo da educação superior 30 de Agosto de 2019

Pesquisa para melhorar a coleta de dados do Censo é aplicada até esta sexta, 30 de agosto

Gestores educacionais, professores, pesquisadores e demais usuários da base de dados do Censo da Educação Superior têm até esta sexta-feira, 30 de agosto, para responder à pesquisa para aprimorar o instrumento de coleta de informações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convida os usuários a responderem um questionário on-line sobre a utilização dos dados do Censo.

O Inep conta com a colaboração de quem utiliza, ou já consultou as informações do Censo, acolhendo sugestões e críticas. O instrumento de coleta de dados está em processo de revisão.

O formulário da pesquisa traz perguntas que ajudam a conhecer melhor quem usa as informações, com qual finalidade, quais são os dados mais consultados e, ainda, o que poderia melhorar no censo. A Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, por meio da Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior, elaborou o questionário, disponível no portal do Inep.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de educação superior, os cursos, os docentes e os alunos. O preenchimento do Censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas subsidiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O censo financia, ainda, a Avaliação da Educação Superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Responda à pesquisa do Censo da Educação Superior