Saeb 12 de Agosto de 2003

Saeb traz novidades na avaliação de 2003

 

A partir deste ano, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passará a acompanhar o desempenho dos alunos que participam do programa Bolsa-Escola do Ministério da Educação. A amostra dos alunos atendidos, cerca de 50 mil estudantes, vai representar os mais de oito milhões de beneficiados pelo programa e compor o conjunto de estudantes das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª do ensino médio que farão a prova do Saeb 2003.

Outra novidade diz respeito ao questionário socioeconômico, aplicado a alunos, professores e diretores, que vai incluir questões sobre o problema da violência.

Também será formado um grupo de estudo para aprofundar a análise sobre cor e rendimento dos estudantes. No mês passado, o Inep realizou fórum com participação de técnicos do Saeb e da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, com o objetivo de aprofundar a análise sobre cor e rendimento dos estudantes. Participaram representantes da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, da Unesco, do Unicef, das secretarias do Ministério da Educação, dos Núcleos de Estudo Afro-Brasileiros (Neabs), vinculados às instituições federais de educação superior, e dos movimentos negros.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563