Celpe-Bras 31 de Maio de 2019

Termina a aplicação do Celpe-Bras 2019 no Brasil e no exterior

A aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) de 2019 foi encerrada na tarde desta quinta-feira, 30 de maio. As provas foram realizadas sem ocorrências em 106 postos no Brasil e no exterior, desde o dia 28.

O Celpe-Bras do primeiro semestre registrou 6.016 inscritos. O exame é direcionado a estrangeiros e brasileiros que não possuem o português como língua materna e buscam o certificado oficial de proficiência. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Para obter a certificação de proficiência em Língua Portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame: oral e escrita. De acordo com a pontuação, será classificado em níveis de proficiência: avançado superior, avançado, intermediário superior, intermediário. O resultado está previsto para ser divulgado em agosto de 2019.

No Brasil, as provas foram aplicadas em todas as regiões. No exterior, o Celpe-Bras foi realizado na África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, República Dominicana, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela, China, Coreia do Sul, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal, Finlândia, França, Itália, Noruega, Polônia, Reino Unido, Suíça, Israel e Líbano.

Saiba mais sobre o Celpe-Bras