Censo da educação superior 26 de Abril de 2019

Último dia da primeira etapa da coleta de dados do Censo da Educação Superior 2018

A primeira etapa da coleta de dados do Censo da Educação Superior 2018 termina nesta sexta-feira, 26 de abril, às 19h (Horário de Brasília). Todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, devem declarar os dados para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) gere informações para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas. Os dados também são elementos importantes para a elaboração de estudos e pesquisas, assim como para a construção de indicadores sobre a Educação Superior brasileira.

O Sistema Censup está disponível para preenchimento dos dados desde 14 de janeiro. O preenchimento dos dados é atribuição do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep. É o PI que responde aos questionários eletrônicos do Sistema Censup, verifica e corrige possíveis inconsistências dos dados declarados, além de responder, no limite de suas atribuições, a questionamentos do Inep referentes ao Censo da Educação Superior.

Próxima etapa – Na próxima segunda-feira, 29 de abril, o Inep inicia o período de verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados, que ficará aberto até 7 de junho. Nesse período, a equipe do Censo da Educação Superior responderá todas as IES que já tiverem preenchido o formulário, fornecendo orientações adicionais ou ratificando as justificativas. Também será possível completar os dados faltantes e realizar os ajustes necessários naqueles já preenchidos.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior reúne informações sobre as IES, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do Censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. O Censo subsidia ainda a Avaliação da Educação Superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.