Edição 2011

O objetivo da Aneb e Anresc (Prova Brasil) é realizar um diagnóstico dos sistemas educacionais brasileiros. As informações produzidas por essa avaliação visam subsidiar a formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas educacionais nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.

As escolas avaliadas pela Aneb e Anresc (Prova Brasil) dividem-se em dois grupos: as que foram avaliadas censitariamente e as que foram avaliadas amostralmente, por sorteio. Na edição de 2011, 55.924 escolas públicas participaram da parte censitária, a chamada Prova Brasil, e 3.392 escolas públicas e particulares participaram da parte amostral.

O primeiro grupo de escolas recebeu aplicação censitária em turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, desde que a escola possuísse no mínimo 20 alunos matriculados em cada série avaliada. Para esse grupo, os resultados são divulgados por escola.

Já a parte amostral da avaliação abrangeu escolas com 10 a 19 alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental das redes públicas; escolas com 10 ou mais alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental das redes privadas; e escolas com 10 ou mais alunos da 3ª série do ensino médio das redes públicas e privadas do país.

A metodologia da Aneb e Anresc (Prova Brasil) baseia-se na aplicação de testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática e de Questionários Socioeconômicos a estudantes de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Além dos estudantes, diretores e professores também preechem ao Questionário Socioeconômico.

O plano amostral da Aneb e Anresc (Prova Brasil) permite que os resultados sejam apresentados para cada município, Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo, por dependência administrativa, localização e área em cada uma das agregações possíveis.
 

Resultados da edição 2011

Na edição de 2011, a divulgação dos resultados tomou como referência o Censo Escolar 2011, publicado em 19 de dezembro de 2011 na Portaria MEC n.º 1.746. Isto é, somente as escolas declaradas no Censo Escolar 2011 têm seus resultados divulgados. Para mais informações, acesse a Nota Explicativa.

Os gestores educacionais tiveram acesso aos resultados preliminares da Aneb e Anresc (Prova Brasil) 2011 em 4 de junho de 2012. Apenas diretores de escola e secretários municipais e estaduais de educação puderam conhecer os resultados preliminares de suas escolas e redes de ensino e, de 4 a 13 de junho de 2012, puderam interpor recursos junto ao Inep.

Os resultados finais da edição 2011 do Saeb/Prova Brasil foram publicizados em 15 de agosto de 2012. Acesse o Sistema de Divulgação.

Para interpretar os resultados da Aneb e Anresc (Prova Brasil), é preciso observar o desempenho de sua escola, município ou estado na Escala de Proficiência do Saeb. Com base nas Escalas de Proficiência, é possível observar as habilidades que são agregadas pelo conjunto de estudantes da escola ou rede no decorrer da trajetória escolar.

Além da divulgação das médias da Aneb e Anresc (Prova Brasil) no Sistema de Divulgação, o Inep disponibiliza a sinopse "Saeb/Prova Brasil 2011: primeiros resultados". Trata-se de um conjunto de tabelas que apresentam:

  • as médias de desempenho total por etapa e disciplina.
  • a distribuição do desempenho dos estudantes por nível da Escala do Saeb/Prova Brasil.

As médias de desempenho e a distribuição do desempenho dos estudantes por nível foram calculadas considerando o Plano Amostral da avaliação em 2011, que englobou as escolas que participaram da parte amostral (3.392 escolas públicas e particulares) assim como aquelas que participaram da parte censitária, chamada Prova Brasil (55.924 escolas).

A sinopse "Saeb/Prova Brasil 2011: primeiros resultados" fornece informações para Unidade da Federação, Região e Brasil, e tem como objetivo ampliar o entendimento e as análises possíveis a respeito dos resultados do Saeb/Prova Brasil 2011. 

Clique aqui para ver as Portarias do Saeb. 

Edicao Especial - Prova Brasil