Voltar

Educação, espaço, tempo

Educação, espaço, tempo (Versão 1.10)

Miniatura Uploads feitos por Lilian DOS SANTOS LOPES, 01/06/18 12:11
Ensaio sobre as relações entre os significados espaço-temporais e as concepções educacionais, com foco na escola. Na primeira seção do artigo, mostrase como as transformações espaço-temporais que ocorreram na passagem do Medievo para a Modernidade serviram de condição de possibilidade para o surgimento da escola moderna. Na segunda, destaca-se como, na passagem do século 19 para o 20, diversos acontecimentos apontam para uma flexibilização dos significados espaço-temporais modernos, entre eles, a emergência da Escola Nova. Na terceira, apresenta-se a relação das lutas contradisciplinares dos anos 1960 com as novas transformações espaço-temporais e sua articulação com as discussões nessa década no campo da Sociologia da Educação, como a possibilidade de desescolarização. Na última seção, problematiza-se a configuração contemporânea dos significados espaçotemporais e estabelecem-se algumas conexões com os acontecimentos educacionais da atualidade.
Outros: Publicações Publicação: Revistas Revistas » Acervo Em Aberto Publicações em destaque
1 de 198

Versão 1.10

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
28/08/18 15:44
Estado: Aprovado
Ensaio sobre as relações entre os significados espaço-temporais e as concepções educacionais, com foco na escola. Na primeira seção do artigo, mostrase como as transformações espaço-temporais que ocorreram na passagem do Medievo para a Modernidade serviram de condição de possibilidade para o surgimento da escola moderna. Na segunda, destaca-se como, na passagem do século 19 para o 20, diversos acontecimentos apontam para uma flexibilização dos significados espaço-temporais modernos, entre eles, a emergência da Escola Nova. Na terceira, apresenta-se a relação das lutas contradisciplinares dos anos 1960 com as novas transformações espaço-temporais e sua articulação com as discussões nessa década no campo da Sociologia da Educação, como a possibilidade de desescolarização. Na última seção, problematiza-se a configuração contemporânea dos significados espaçotemporais e estabelecem-se algumas conexões com os acontecimentos educacionais da atualidade.
Baixar (2,6MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.10 1 Ano atrás 2,6MB
1.9 1 Ano atrás 2,6MB
1.8 1 Ano atrás 2,6MB
1.7 1 Ano atrás 2,5MB
1.6 1 Ano atrás 2,5MB
1.5 1 Ano atrás 2,5MB
1.4 1 Ano atrás 2,5MB
1.3 1 Ano atrás 4,1MB
1.2 1 Ano atrás 2,7MB
1.1 1 Ano atrás 2,6MB
1.0 1 Ano atrás 2,9MB

Publicações mais Recentes

A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante ›

Em “A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante” o Inep detalha o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados ...

Panorama da Educação - destaques do Education at a Glance 2019 ›

O Inep, por meio do Panorama da Educação, apresenta e comenta os destaques da publicação anual Education at a Glance (EAG) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), ...

Literatura para crianças e jovens - temas contemporâneos ›

Na Europa do século 19, a criança era considerada um ser frágil e, nas obras literárias produzidas para ela, prevaleciam intenções morais, didáticas e pedagógicas. No século 20, a criança passa ...