Questionários Contextuais

As avaliações da Aneb e Anresc (Prova Brasil) são acompanhadas de questionários que são aplicados aos alunos, professores, diretores, além de haver um questionário preenchido pelos aplicadores.

Os Questionários da Aneb e Anresc (Prova Brasil) servem como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico, capital social e cultural dos alunos. Professores de Língua Portuguesa e Matemática e os diretores das escolas, também são convidados a responder questionários que possibilitam conhecer a formação profissional, práticas pedagógicas, nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão. Os questionários destinados aos professores e diretores são entregues pelos aplicadores antes da realização do teste e devem ser recolhidos ao final da prova.

Na mesma ocasião, é preenchido pelos aplicadores dos testes um formulário sobre a escola levantando dados sobre as condições de infra-estrutura, segurança e condições dos recursos pedagógicos disponíveis.

O levantamento destes dados é fundamental para que a análise da Anresc (Prova Brasil) possa levar em consideração o contexto dos alunos e da escola. Uma das possibilidades a partir destes dados é o desenvolvimento de estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

Abaixo apresentamos os diferentes tipos de questionários.