Histórico
Imagem Saeb - Histórico

Nova avaliação

Com a criação do Saeb, o Governo Federal passa a conhecer a qualidade da educação básica brasileira. A primeira edição avalia uma amostra de escolas públicas.

úblico-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF

Escolas públicas Amostral

Currículos de sistemas estaduais

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação

Possibilidade de aprimoramentos

A segunda edição do Saeb repete o formato da avaliação piloto e permite um aprimoramento dos processos.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF

Escolas públicas Amostral

Currículos de sistemas estaduais

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação

Nova metodologia

É adotada uma nova metodologia de construção do teste e análise de resultados: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, a comparabilidade entre os resultados das avaliações, ao longo do tempo, tornou-se possível. A edição também marca a estreia do levantamento de dados contextuais, por meio de questionários.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF

Escolas públicas Amostral

Currículos de sistemas estaduais

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação

Matrizes de Referência

A elaboração dos itens passa a seguir as Matrizes de Referência do Saeb, que avaliam competências e definem os conteúdos curriculares e operações mentais. Além de escolas públicas, uma amostra de escolas privadas passa a ser avaliada. Muda também o público-alvo do Saeb.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

 

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia

Testes de Geografia

A novidade da quinta edição do Saeb é a realização de testes de geografia.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia História e Geografia

Novo foco

O Saeb passa a aplicar testes apenas de língua portuguesa e matemática.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Consolidação

O sétimo Saeb mantém o formato da edição anterior.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Avaliação reestruturada

O Saeb é reestruturado pela Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005. O sistema passa a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil.

A Aneb manteve os procedimentos da avaliação amostral (atendendo aos critérios estatísticos de no mínimo dez estudantes por turma) das redes públicas e privadas, com foco na gestão da educação básica que, até então, vinha sendo realizada no Saeb.

Já a Anresc passa a avaliar, de forma censitária, as escolas que atendessem ao critérios de no mínimo 30 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (4ª série/5º ano) ou dos anos finais (8ª série/9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas, permitindo gerar resultados por escola.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Nasce o Ideb

O novo formato, lançado na edição anterior, permite ao Inep combinar as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, e calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Décima edição

A maior avaliação da educação brasileira completa dez edições.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Décima primeira edição

O Saeb segue o mesmo formato de suas edições anteriores.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Alfabetização em foco

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), passa a compor o Saeb a partir da divulgação da Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013. Outra inovação da edição foi a inclusão, em caráter experimental, da avaliação de ciências para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Também foi aplicado, como estudo experimental, um pré-teste de ciências naturais, história e geografia, que não gerou resultados para a edição.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

5º e 9º ano do EF

Escolas públicas - Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

9º ano do EF

Escolas públicas - Amostral

Matrizes de Referência

Ciências Naturais (sem resultados divulgados)

3ª e 4ª série do EM

Escolas públicas - Amostral
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Devolutivas Pedagógicas

É disponibilizada a Plataforma Devolutivas Pedagógicas, que aproxima as avaliações externas de larga escala e o contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para o aprendizado dos alunos. A partir da disponibilização dos itens utilizados na Prova Brasil, descritos e comentados por especialistas, a plataforma traz diversas funcionalidades para ajudar professores e gestores a planejar ações e aprimorar o aprendizado dos estudantes.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

5º e 9º ano do EF

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

3ª e 4ª série do EM

Escolas públicas – Amostral
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Saeb censitário

A avaliação torna-se censitária para a 3ª série do Ensino Médio e é aberta a possibilidade de adesão das escolas privadas com oferta da última série do ensino médio. Assim, não só as escolas públicas do ensino fundamental, mas também as de ensino médio, públicas e privadas, passaram a ter resultados no Saeb e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

5º e 9º ano do EF

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

3ª e 4ª série do EM

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral + Adesão

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Novo Saeb

Às vésperas de completar três décadas de realização, o Saeb passa por uma nova reestruturação para se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC torna-se a referência na formulação dos itens do 2º ano (língua portuguesa e matemática) e do 9º ano do ensino fundamental, no caso dos testes de ciências da natureza e ciências humanas, aplicados de forma amostral.

As siglas ANA, Aneb e Anresc deixam de existir e todas as avaliações passam a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos.

A avaliação da alfabetização passa a ser realizada no 2º ano do ensino fundamental, primeiramente de forma amostral. Começa a avaliação da educação infantil, em caráter de estudo-piloto, com aplicação de questionários eletrônicos exclusivamente para professores e diretores. Secretários municipais e estaduais também passam a responder questionários eletrônicos.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

Creche e pré-escolas da Educação Infantil

Escolas públicas – Amostral (Estudo piloto)

BNCC

 

2º ano do Ensino Fundamental

Escolas públicas – Amostral
Escolas privadas - Amostral

BNCC

Língua Portuguesa e Matemática

5º e 9º ano do Ensino Fundamental

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matriz de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

9º ano do Ensino Fundamental

Escolas públicas – Amostral
Escolas privadas - Amostral
BNCC

Ciências da Natureza e Ciências Humanas

3ª e 4ª série do Ensino Médio

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matriz de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Página atualizada em: 29 outubro 2019